O transtorno de ansiedade é considerado uma doença psiquiatria e tem como principal característica a preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer. Porém, para ser considerada uma doença o indivíduo precisa apresentar esta preocupação excessiva com o futuro na maioria dos dias e por pelo menos seis meses.
Desta forma, podemos diferenciar o medo ou a ansiedade considerada “normal”, ou seja, aquele famoso frio na barriga, pela frequência e intensidade dos sintomas. Geralmente tudo que é excessivo nos traz prejuízos.
A seguir vou apresentar os principais sintomas do transtorno de ansiedade:
- Preocupação excessiva com o futuro (geralmente negativas)
- Tremores
- Sudorese (excesso de suor)
- Inquietação
- Fadiga – sensação de estar sempre cansado
- Dificuldade de concentração
- Irritabilidade
- Tensão muscular
- Perturbação do sono.
A terapia cognitiva comportamental trata com bastante sucesso os casos de ansiedade. Diversas pesquisas científicas já comprovaram a sua eficácia. A TCC utiliza diversas estratégias que atuam no dia a dia do paciente, fazendo com que o paciente tenha mais autonomia.
Durante a sessão de terapia, o psicólogo vai auxiliar o paciente a identificar seus pensamentos disfuncionais (que geram a ansiedade), avalia-los (se eles realmente são verdadeiros) e apresentar formas de modifica-los para que amplie as possibilidades de escolhas e consequentemente ajude na resolução de problemas de forma mais eficiente.
Caso você esteja apresentando pelo menos três sintomas relacionado com o transtorno de ansiedade, não hesite em buscar ajuda. Procure sempre profissionais especializados. Ou se preferir entre em contato conosco e agende uma avaliação.
