Estresse causado no isolamento pela COVID-19. Como a terapia pode ajudar.

Não é primeira vez que o mundo vive uma pandemia. Mas para a população atual, a pandemia do novo coronavírus tem sido uma experiência única. Sem precedentes.

Daí o motivo de tanta insegurança e o medo da população de perder a própria vida e seus familiares por um vírus altamente contagioso.
Não temos um parâmetro de como vai ser depois da pandemia, pois não temos nenhuma experiência em relação isso.

E toda esta incerteza e duvida, nos causa muito estresse, ansiedade e até mesmo depressão. Principalmente nas pessoas que já tinham uma predisposição para desenvolver estas doenças psiquiátrica.

Desta forma, o estresse causado pelo isolamento por conta do Coronavírus também pode ser considerado um estresse pós-traumático. Pois ambos possuem as mesmas características, ou seja, sintomas de ansiedade.
Devido à grande repercussão da pandemia, as pessoas começaram a perceber, a fragilidade da vida e com isso a sensação de luto.
Outros fatores como: desemprego, dividas, incertezas profissionais, etc…Elevam mais ainda as sensações de desalento.

A boa notícia é que tudo isso tem tratamento. E ainda de forma online para garantir a saúde das pessoas.

Desde 2018 o CFP (Conselho Federal de Psicologia) regulamentou a prática de atendimento online para sessões de psicoterapia. A terapia online é uma tendência que veio para ficar, devido as várias vantagens que ela oferece. Saiba mais em nosso artigo sobre terapia online

Como a terapia Cognitivo Comportamental pode interagir com o estresse no isolamento.

A exemplo a outros transtornos a terapia cognitivo comportamental tem se mostrado bastante eficaz no tratamento do estresse causado pelo isolamento da COVID-19. Pois atua significativamente em nossos pensamentos e na forma que enxergamos a realidade. Isso ajuda as pessoas a encontrarem respostas para as suas angustias, buscando, desta forma, um equilíbrio emocional.

Esta abordagem conta com boas práticas de intervenção, capazes de ajudar a reduzir o estresse, a reestruturar a mente e a construir uma visão positiva sobre a situação que paciente está vivenciando. A possibilidade de psicoeducação (ensinar ao paciente como ele funciona) dá ao paciente autonomia para, mesmo após o término da terapia, manter-se em um estado mental mais saudável.

As técnicas utilizadas pela TCC para auxiliar no tratamento do estresse causado pela COVID-19

Procurar ter uma rotina saudável, manter contato com pessoas (mesmo que seja via telefone, chamada de vídeo ou mensagens) moderar o acesso as informações sobre a pandemia, fazer exercícios físicos, mesmo que em casa. São dicas valiosas para manter um equilíbrio emocional saudável.

Segue algumas técnicas usadas durante as sessões de terapia:

  • Relaxamento: Ajuda a controlar a ansiedade e a agitação mental
  • Meditação: auxilia lidar melhor com os pensamentos.
  • Aceitação sem julgamento: é uma consequência da prática de mindfulness, bastante recomendada a pacientes com depressão e estresse.

Caso você esteja vivenciando um estresse por conta do isolamento causado pela COVID-19, procure uma ajuda profissional. Agende uma avaliação conosco.